Skip to main content

Workshop: Aprenda como escrever textos de sucesso

 

Por quê? 

De acordo com pesquisas, um leitor precisa de 1/3 a mais do tempo que leva para ler algo impresso para ler algo na tela. O leitor online lê menos e é mais seletivo quanto ao que deseja. Para começarmos a tratar do assunto, vale lembrar que um bom texto para web é também um bom texto para versão impressa. Mas, além disso, deve incluir tanto os algoritmos do motor de busca, bem como os hábitos de leitura especiais dos leitores internautas.
 

* Rápido e claro, mais rápido e mais claro:

Considerando que a leitura através de uma tela é mais cansativa para os olhos, dê preferência a construções de frase mais simples e sucintas. Além do comprimento da frase, o comprimento do texto também desempenha um papel importante para os textos web. Uma das qualidades desses bons textos é caber em uma página, sem que o leitor precise usar a barra lateral para ver a parte seguinte do texto. Aponte o seu tema rapidamente, use o seu foco jornalístico para escrever. O leitor encontra rapidamente as respostas para suas perguntas?
 

* Adequação:

Particularmente na internet é importante que o texto esteja livre de erros pois a credibilidade do site aumenta mais, Entretanto. é necessário estar atento para possíveis erros bem colocados. Muitas vezes os autores optam por escrever de forma errada para deixar o texto mais coloquial, regional ou até mesmo informal. Palavras que não existiam antigamente passaram a fazer parte do vocabulário atual e não devem ser consideradas como erro.
 

* Gerar emoções:

O leitor fica mais tempo lendo um texto no seu site caso o mesmo traga a tona emoções. Busque sempre o caminho emotivo. Evite introduções longas e sem sentido. Bons textos web começam no alto, com algo quente. Evite os clichês e tente ser original até no feijão com arroz. Os textos para web devem buscar sem atemporais, diferentemente dos textos datados típicos do mundo jornalístico.
 

* O texto num piscar de olhos:

A estrutura de um texto para web é também bastante diferente da empregada em textos impressos. Os leitores internautas recebem uma quantidade de informação muito grande simultaneamente. Outros textos tratarão do mesmo assunto que o seu. Imagine-se no lugar do leitor e responda a pergunta: o que faria o leitor escolher o meu texto em um piscar de olhos? A resposta está em sub-títulos, palavras ressaltadas, fontes de letra, cores etc.
 

* As opções da internet:

O autor de conteúdo web deve fazer uso das opções apresentadas pela internet e com isso buscar satisfazer o leitor quanto às ferramentas de busca. Bons textos web só fazem sentido quando exploram os elementos buscados por essas ferramentas, tais como links úteis para o texto. Os mais importantes desses elementos são as palavras-chave, a frequência dessas palavras e conectivos semanticamente relacionados.
 
 

„First things first“: Um exercício

Leia a primeira frase de qualquer texto em voz alta. Você já pode descobrir o tema do texto somente com essa frase? Memorize sua consideração e volte a ler aos poucos o início do texto. Quantas vezes você teve que reconsiderar o que havia pensado anteriormente? (Esse exercício pode ser feito com mais de uma pessoa)
 
 

Publicações similares


Nenhum artigo disponível


Tem perguntas ou comentários sobre o artigo? Conte-nos!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

*
*

Managed-Service

Você quer fazer projetos completos, que incluam fotos, links, correção de textos, export e outros itens mais? Não tem tempo ou pessoal para fazer in house? Então confira aqui o nosso Managed-Service.

Ver serviços sem compromisso!

Self-Service

Você precisa de textos atuais? Com o Self-Service você recebe com muita rapidez os seus textos pedidos e já pode publicar na sua página.

Registre-se gratuitamente!

Autores

Milhares de autores nativos das línguas oferecidas por Textbroker têm a chance de ganhar dinheiro fazendo o que mais gostam: escrever. Veja aqui como ganhar dinheiro escrevendo textos.

Registre-se gratuitamente!