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Conteúdo e Marketing para empresas locais

A palavra „Content-Marketing“, no português traduzido para „Marketing de Conteúdo“ ronda pela cena SEO já há alguns meses. Mas o que há realmente por trás dessa palavra? O que significa “bom conteúdo” para as empresas locais? Onde está a fronteira entre conteúdo, SEO e marketing de conteúdo?

Nesse artigo trataremos do tema “bom conteúdo” e marketing de conteúdo voltado para as empresas locais, ou seja, àquelas empresas que atendem um público mais fechado e de acordo com localidades. Exemplo: consultórios médicos, restaurantes etc.

Bom conteúdo é conteúdo relevante

O primeiro fator que deve ser levado em consideração é que, para gerar bom conteúdo, os agentes devem se posicionar no lugar de quem está navegando. Para que as perguntas dos diversos usuários sejam respondidas, aqui vai um resuminho do que devemos pensar antes de escrever conteúdo ou encomendar conteúdo para nossas páginas locais.

Quais perguntas se faz o usuário de tais páginas?

No passado remoto e também no presente, e acredita-se também no futuro, as três perguntas cujas respostas são mais procuradas são:

  • Telefone?
  • Endereço?
  • Horário de atendimento?

Mais que 2/3 dos usuários procura primeiramente o telefone do local (Fonte: Local Search Usage 2012 ). Sendo assim, é importantíssimo que essa resposta venha logo de cara, que o usuário não tenha que perder tempo buscando-a.

Também é importante em termos de SEO que esses dados sejam encontrados facilmente em páginas como Facebook, Google+ etc.

Para que os usuários têm interesse nessas páginas?

Muitos buscam links para a página principal da empresa, outros procuram mapas para que se saiba como chegar e, com o Google Maps, acessar rapidamente de carro ou qualquer outro meio de transporte. Com esses mapas, o usuário também pode ver a distância do local para os principais centros comerciais ou mesmo sua atual localidade. Também forte na lista vem o interesse por comentários feitos sobre outros clientes e também descontos e coupons. Por último, mas não menos importante, é a procura pelos meios de pagamento oferecidos pela empresa em questão.

Essas informações centrais devem aparecer não somente nas páginas principais das empresas, como também em qualquer uma das demais sessões que tiver a página. Sempre que o usuário clicar em outro link para outra sub-página, essas informações devem estar alí, prontas para serem lidas mais uma vez. Se isso não ocorre, é possível que os clientes potenciais que estão lendo sobre a empresa percam o interesse e deixem a página.

Conteúdo otimizado: pesquisa, pesquisa, pesquisa

Em uma página há muito além de telefone, endereço e horário de atendimento. Uma dica de como otimizar o conteúdo é prestar atenção nas palavras-chaves que estão sendo escritas nos textos, sempre utilizando as ferramentas dispostas pelo Google, tais como Google AdWords Keyword-Tool, Google Suggest ou Google Trends. Fazer uma campanha de AdWords e deixar rodando por 1 ou 2 meses também ajuda bastante na percepção do que dá certo e o que não vai bem sobre os conteúdos que estão sendo escritos. Atenção às combinações entre palavras-chaves, muitas vezes elas são mais eficientes que short tails.

Vale lembrar que conteúdos compartilhados, reproduzidos em outras páginas, com „likes“, „+1“, dentre outros signos das mídias sociais, também são sinais de bons conteúdos – mesmo sem necessariamente conter palavras que chamem a atenção do leitor e dos mecanismos de busca, as chamadas palavras-chave.

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Esse texto é uma tradução de um texto de Sebastian Socha,SEO e desenvolvedor. Atualmente Sacha trabalha como chefe de produto e mídias sociais na WinLocal GmbH, em Frankfurt, Alemanha.

 


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