Skip to main content

Boas notícias!

Como escrever um texto muito bem fundamentado sobre uma notícia e, além disso, ser fácil de ler? Nesse artigo queremos abordar o tema "noticiário" para que nossos autores saibam um passo a passo básico para textos como este.

Estimado autor:

Certamente que em mais de uma ocasião você se deparou com um encargo no qual deve realizar «uma notícia bem fundamentada e fácil de ler». Neste texto queremos abordar alguns aspectos relacionados ao conteúdo e à estrutura desse tipo de texto. Dessa maneira, da próxima vez você estará mais que preparado para escrever uma boa notícia.

Passo a passo até atingir o objetivo

Antes de começar a escrever, pense nos seguintes pontos:

  • Sobre o que quero escrever?
  • O tema elegido é realmente atual?
  • Qual será o público leitor do texto?
  • O que é relevante escrever?

Quando escrevemos una notícia temos que expor com relevância os fatos e opiniões de pessoas importantes para o tema. Para expressar nossa postura em relação a um tema concreto existem outros tipos de texto que melhor se enquadram nesse propósito, como, por exemplo, os artículos de opinião (por isso tal nome). Se você quer apresentar fatos verídicos e objetivos, tem que basear-se em fontes confiáveis.   

Recolhendo e constatando informação!

Na hora de escrever uma noticia não podemos nos basear no que escutamos ou lemos. Isso não comprova o fato! O que se deve fazer é buscar pela informação concreta e, de preferencia, verificar se algumas fontes distintas falam do fato da mesma maneira e expõem a mesma informação. Para isso a internet pode ser muito útil, já que conseguimos ter acesso a muitas fontes diferentes e assim averiguar com certa rapidez a veracidade do que foi lido para poder escrever nosso próprio artigo.

Quando você já tenha colhido informações suficientes para o seu texto, prossiga da seguinte maneira:

  • O que exatamente é relevante para o meu público-alvo?

Tanto no processo de documentação como no de escritura, é importante ter sempre em mente a quem o texto se dirige.

  • A informação é verídica?

Seja crítico com os sites onde procura informação. A internet é uma benção das pesquisas, mas também pode ser perigosa com tantos sites ruins. Verifique se os dados são atuais e de primeira mão.

  • As informações obtidas são suficientes?

Evite lacunas para que o artigo seja o mais completo o possível.

O quê? Quem? Como? Quando? Onde? Por quê?

O importante são os fatos. Para não deixar de fora informações relevantes, responda às seis perguntas abaixo, estruturando as respostas como explicado posteriormente:

O quê?

Quem?

Como?

Quando?

Onde?

Por quê?

Como todos os textos, as notícias também devem seguir uma série de regras formais. A estrutura perfeita seria a seguinte:

  • Título e subtítulo: Para que a noticia seja chamativa, o título e o subtítulo precisam ser eloquentes.
  • Lead: Apresente a temática em uma frase respondendo às perguntas “o quê?” e “quem?”. Numa segunda frase responda às demais perguntas sem se esquecer de mencionar a fonte de pesquisa. A terceira frase deve incluir o contexto, os antecedentes e o início das análises da notícia.
  • Corpo da noticia: agora é a vez de surpreender o leitor com um bom artigo baseado em fatos, não opiniões suas. Divida-o em parágrafos, sempre botando subtítulos nos mesmos para facilitar o encaminhamento da leitura.

Fase de correção

Essa fase é muito importante para que o artigo saia bem informativo e bom para leitura. É com a fase de correção que você perceberá se o texto tem um fio condutor e se não escapou nenhum erro.

  • Comprove que não há palavras ou expressões que possam dar lugar a confusões ou mal-entendidos.
  • Comprove que os sinónimos usados foram bem escolhidos.
  • Comprove que o texto está compreensível. Procure não usar frases muito grandes para não se perder e acabar usando mal a pontuação.  
  • Comprove que você usou conectivos entre frases e que não há informação solta.
  • Verifique o texto com o corretor ortográfico do Word.

Acho que aqui você pode encontrar um bom guia para seus textos-notícias.

Aproveite o passo a passo sugerido e mãos à obra!

 

Academia Textbroker


Publicações similares


Nenhum artigo disponível


Tem perguntas ou comentários sobre o artigo? Conte-nos!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

*
*

Managed-Service

Você quer fazer projetos completos, que incluam fotos, links, correção de textos, export e outros itens mais? Não tem tempo ou pessoal para fazer in house? Então confira aqui o nosso Managed-Service.

Ver serviços sem compromisso!

Self-Service

Você precisa de textos atuais? Com o Self-Service você recebe com muita rapidez os seus textos pedidos e já pode publicar na sua página.

Registre-se gratuitamente!

Autores

Milhares de autores nativos das línguas oferecidas por Textbroker têm a chance de ganhar dinheiro fazendo o que mais gostam: escrever. Veja aqui como ganhar dinheiro escrevendo textos.

Registre-se gratuitamente!