Skip to main content

Bons textos? Sem problemas!

Há questões que muitas vezes nem mesmo um escritor profissional saberia solucionar: Como escrever uma notícia? O que devo procurar particularmente em um diário de viagem? O que define um bom texto definindo um produto?

Nesse artigo informamos sobre os requisitos para os diferentes tipos de texto que os autores devem escrever.

Os textos de comerciais têm como finalidade chamar o leitor para o princípio AIDA (Attention – Interest – Desire – Action), que recai sobre o tema “a hora da compra”. Ou seja, como os produtos podem atrair a atenção, despertar o desejo e o interesse e fazer com que o cliente compre? A dica é ir para o caminho emocional fazendo uso de títulos criativos e apresentações curiosas. Assim como os produtos disponíveis para a compra, um bom texto deve estimular a imaginação do leitor. Para a linguagem empregada, recomenda-se usar comparações, metáforas, exemplos e outros que fazem parte da linguagem figurativa. A ideia por trás disso é que o autor escreva um texto único, sem clichês, diferente do que outros autores poderiam escrever. Essa dica serve para qualquer tipo de texto, mas em seguida apresentamos algumas particularidades de alguns desses tipos:

 

*Texto-produto*

O texto-produto é destinado a um público-alvo específico e foca nos benefícios e utilidades que o produto apresenta. O autor do texto, assim como o profissional criativo de comerciais, deve pensar sobre as vantagens do produto em relação e outros e soluções para as desvantagens que o produto possa oferecer. Escreva vantagens personalizadas, não liste simplesmente as vantagens oferecidas. O leitor gosta de se imaginar utilizando aquele produto e muitas vezes algumas das vantagens não o interessam.

 

*Viagem*

Para algumas pessoas basta um lugar paradisíaco e as férias estão garantidas. Já outras pessoas precisam de um pouco mais no tempo livre. Procure escrever sobre a beleza da paisagem mas também sobre os atrativos adicionais que aquele lugar oferece. Assim está garantido que o texto atingirá positivamente os pacatos e os agitados, os românticos e os práticos, os calmos e os aventureiros.

 

 

Sobre textos jornalísticos:

A base dos textos jornalísticos é a informação factual. O texto em si é escrito sem rodeios, com o menor número de palavras e com o maior conteúdo informativo o possível. A seleção das notícias a serem apresentadas será estabelecida de acordo com a relevância para o determinado público: a notícia é local ou pode ser lida por pessoas do mundo inteiro? É uma fofoca? É um drama pessoal? É uma ocasião estranha ou importante?

A seguir veja tipos de textos jornalísticos:

 

*Comunicado de imprensa*

A estrutura se assemelha à de uma carta: na parte de cima escreve-se o endereço, abaixo o título, uma curta introdução e, finalmente, o corpo de texto. Por último escrevem-se informações de contato.

Ao contrário do texto-produto, aqui é apresentado um texto com eventos reais. O público-alvo deixa de ser o cliente e passa a ser jornalistas, consequentemente o tratamento deixa de ser personalizado e emocional. Para um comunicado de imprensa, o texto deve ser direto e escrito em tom sóbrio.  

 

*Notícias*

Assim como os dias corridos atuais, a boa notícia tem como princípio que o tempo é valioso e por isso os jornalistas fazem a seleção do essencial do que não precisa ser dito antes de começarem a redigir. A boa notícia é curta e concisa – elementos importantes para que o leitor a continue lendo e não deixe de terminá-la.

 

*Textos de blogs*

Prefira questões atuais para escrever no seu blog. Os leitores famintos devorarão os textos com abordagem mais atual, deixando de lado textos com temática ultrapassada temporalmente. Vale lembrar que os motores de busca SEO olham por assuntos atuais para ranquear as páginas. O texto deve ter no mínimo 300 palavras para que não seja pouco informativo e que possa dar espaço para uma maior gama de assuntos relacionados ao principal. Também é recomendado o uso de palavras-chave nos textos.

 


Nenhum artigo disponível


Tem perguntas ou comentários sobre o artigo? Conte-nos!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

*
*

Managed-Service

Você quer fazer projetos completos, que incluam fotos, links, correção de textos, export e outros itens mais? Não tem tempo ou pessoal para fazer in house? Então confira aqui o nosso Managed-Service.

Ver serviços sem compromisso!

Self-Service

Você precisa de textos atuais? Com o Self-Service você recebe com muita rapidez os seus textos pedidos e já pode publicar na sua página.

Registre-se gratuitamente!

Autores

Milhares de autores nativos das línguas oferecidas por Textbroker têm a chance de ganhar dinheiro fazendo o que mais gostam: escrever. Veja aqui como ganhar dinheiro escrevendo textos.

Registre-se gratuitamente!