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6 Pontos que tornam seu Teaser muito mais atraente

Ei… Você já ouviu falar disso? Sabia que… Bem, se você realmente quiser saber, melhor dar uma olhadinha aqui… O teaser de um texto on-line é a grande jogada para poder atrair a atenção dos leitores para que leiam seu texto. O que frequentemente dá a impressão de ser apenas um subproduto dispensável do texto original prova-se, em uma análise mais aprofundada, que pode ser uma parte do conteúdo extremamente complexa e que deve ser levada em conta. 

A Regra – ECITPR

Imagine que você esteja sentado, vendo sua página de notícias preferida e queira compartilhar uma notícia inacreditável que você tenha acabado de ler com seu marido ou esposa na cozinha. O que você faria em uma situação dessas? "Amor! Você não vai acreditar…!" Um teaser representa exatamente frases curtas, concisas, mas principalmente relevantes.

Em todo caso, assegure-se de que sua frase possui um estilo apropriado ao tema, sendo ao mesmo tempo clara, concisa e interessante para o leitor. Além de tecnicamente impecável, ela deve ser precisamente elaborada para o público alvo e, sobretudo, relevante para o entendimento do conteúdo.

Estiloso

Conciso

Interessante

Técnico

Preciso

Relevante

 

Estiloso:

Tagarelar não é o que faz alguém te ouvir. Normalmente, ouvimos com mais atenção os que falam pouco. A chamada deve ser suficientemente clara e compreensível para que o ouvinte saiba exatamente o que você deseja transmitir e o mesmo serve para o seu teaser:

  • Evite o uso de frases longas e construções complexas constituídas de uma oração pricipal e outras subordinadas com inserções intermináveis. Um teaser precisa ser acessível e de rápida compreensão.
  • Escreva na voz ativa, ao invés da voz passiva, economize nos substantivos e mantenha-se no tempo presente o máximo possível. Isso deixa o texto atual e lhe dá mais vivacidade para a leitura.
  • Os dois-pontos podem ajudar a estruturar o texto. Se aplicados corretamente, o leitor será capaz de identificar rapidamente os temas fundamentais do artigo. Além disso, os dois-pontos por vezes evitam algo importante: a construção de frases muito complicadas.  
  • Não use chavões: você deseja oferecer algo de novo aos seus leitores. Chavões e clichês já estão batidos.

 

Conciso:

Imagine-se gritando pela casa para dar uma notícia. Nessas horas, começar um monólogo interminável não ajuda em nada. Vá direto ao ponto! Isso também se aplica ao teaser.

  • Breve: O seu leitor quer entender logo do que se trata. Por fim, o teaser concorre com centenas de outras informações. Um teaser deve ser escrito de forma breve e significativa, de modo que seu leitor possa entendê-lo de cara. 
  • Defina as perguntas mais importantes que seu artigo se propõe a responder e faça com que seu teaser as responda de antemão. Alguns exemplos são: Que aconteceu? Onde aconteceu? Quem teve participação? Quando aconteceu? Como aconteceu? Por que aconteceu? Principalmente em teasers de artigos com cunhos mais sérios e atuais, como os jornalísticos, essas perguntas-chave merecem ser levadas em consideração.
  • Evite repetições entre título e teaser. Isso não só torna seu texto desinteressante, como também desperdiça espaço no texto.

        

Empolgante:

Independentemente do tipo de notícia, se você se imagina gritando pela casa, deve ser algo importante. Certamente, a intenção é que seu parceiro se impressione ou, talvez, que sua opinião o convença de alguma forma. Atenha-se ao gosto de seu leitor. Para tanto, seu teaser precisa ser escrito de forma empolgante!

  • É verdade que o título em primeiro momento serve como isca para prender a atenção. No entanto, se as informações propostas por ele não estiverem contidas no teaser, o leitor seguirá navegando. Logo, desenvolva um bom texto com explicações do título, que traga novas informações e, ao mesmo tempo, só revele o suficiente para deixar seu leitor curioso e motivado a ler mais.
  • Uma forma de teaser muito usada é o gancho, uma definição que omite propositadamente informações e interrompe a leitura no momento mais empolgante. Assim o leitor é seduzido. Fazer uso do gancho pode ser muito válido, porém você deve tomar o cuidado de desfazer o suspense imediatamente após o clique para que seus leitores não se decepcionem e percam o interesse na leitura.

Técnico:

Se o seu companheiro ou companheira não escuta por você falar muito baixo, até mesmo os melhores temas e assuntos mais extraordinários não poderão ajudá-lo na transmissão da informação. Sendo assim, certifique-se de que seu teaser pode ser exibido corretamente através do Google e da sua própria página. Essa é a maneira de falar alto no meio online!

  • Se o teaser servirá como meta descrição, você deverá limitá-lo 156 caracteres (correspondente a 500 pixels de largura). Do contrário, o texto corre o risco de ser cortado no final pelo Google e a frase não aparecerá inteira. Atenha-se também às possíveis especificações dos clientes. Estes exigem, ocasionalmente, um comprimento específico do teaser, justamente para evitar que o seu CMS seja recortado.
  • Exponha as palavras-chave em seu teaser ou abaixo do título. Isso ajuda seu texto a ser encontrado no Google.

Preciso:

Você conhece bem seu marido ou esposa. Logo, também já sabe quando deve soar um pouco mais sério ou quando o melhor é mesmo usar um tom mais descontraído. É importante escolher também a tonalidade correta para seu teaser.

  • Adeque seu teaser à plataforma em que ele será exibido: seu cliente faz exigências quanto ao tipo do site, estilo do texto ou chega a lhe apresentar exemplos de teasers? Então, assegure-se de manter o tom desejado. Leve ainda em consideração: um teaser no Facebook pode soar completamente diferente do que teasers de blog.
  • Adapte seu teaser de acordo com o público para o qual o artigo tenha sido escrito: juntamente à plataforma está o público alvo como fator decisivo na escolha do estilo do teaser. Aborda-se aposentados de uma maneira diferente, comparado a forma de comunicação direcionada aos adolescentes. Um artigo para estudantes de Medicina deve ter uma abordagem diferente da que seria usada num texto para fãs de equitação.

Relevante:

Você não vai querer atrair a atenção de seu leitor para algo que ele sequer se interessa. Sendo assim, também não escreva qualquer coisa em seu teaser, ao invés disso assegure-se de que as informações apresentadas são, sobretudo, relevantes ao leitor.

  • Fuja do estilo bombástico e sensacionalista: um teaser que cria grandes expectativas, mas sem possuir um texto que o corresponda, decepciona e afugenta o leitor.
  • Não sobrecarregue seu leitor com muitas informações diferentes: Dados e fatos em excesso podem, rapidamente, tornar o teaser cansativo. Além disso, você ainda poderá incluir outras informações importantes em seu texto. O melhor é encontrar o caminho intermediário entre um resumo satisfatório e a brevidade, que provoca curiosidade.

 


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